Anderson Silva evita Jones, mas promete mais cinco anos

21/10/2012 11:01

Campeão do UFC, de 37 anos, afirma não se importar com o dinheiro e status em torno do esporte.

 

Por Marivaldo Silva // Folhaamazonica.com Manaus -AM

 Anderson Silva quer lutar mais cinco anos.

Rio de Janeiro - Anderson Silva não tem adversários entre os médios no UFC. Com 10 defesas de título consecutivas, o campeão da categoria deve fazer mais lutas com "peso combinado" (com lutadores de categorias diferentes).

Nesta entrevista, Anderson, de 37 anos, antecipa que seu próximo desafio deve ser o campeão dos meio-médios, o canadense Georges St-Pierre. O Aranha também reitera que não tem interesse em enfrentar o meio-pesado Jon Jones, na luta mais aguardada pelos fãs de MMA (Artes Marciais Mistas), mas admite a possibilidade desde que o cinturão não esteja em jogo.

Sobre a declaração de Dana White, presidente do UFC, de que lhe dará tanto dinheiro que não terá como recusar o duelo, Anderson diz que "Dana está um pouco confuso. Eu não luto por dinheiro. Luto porque amo o meu esporte". Fato é que o campeão se tornou um ídolo nacional e a parceria com a 9ine, empresa de marketing de Ronaldo, é prova disso. São muitos os patrocínios do lutador, como a Duracell, a mais nova parceira do Spider.

Você já conversou com o Dana White sobre sua próxima luta?

Anderson Silva - Estou de férias, nem falei de luta com ele. Mas acredito que meu próximo desafio vai ser o Georges St. Pierre. Vamos esperar a luta dele (contra Carlos Condit, 18 de novembro, em Québec). Acredito que depois disso a gente vá lutar.

Fazer essas lutas entre categorias, sem valer cinturão, é uma demonstração de que você não tem adversário entre os médios?

Anderson Silva - Tem muitos adversários na minha categoria, mas para o show acho que não tem nenhum que seja interessante para o Dana.

Ele falou que vai colocar tanto dinheiro na sua mão que você não vai ter como recusar a luta contra o Jon Jones...

Anderson Silva  - As pessoas confundem essa coisa de grana com estar satisfeito com o que você faz. A grana é importante, mas não pode ser a motivação principal. Acredito que parte do meu sucesso é por isso. Ele (Dana) está se confundindo um pouco. Sou um cara simples. Se tiver que comer arroz com feijão eu vou comer. Meus filhos têm uma boa educação, vou poder sustentá-los até que se formem. Se não for uma coisa que eu queira fazer de coração, ele pode me dar metade do UFC que eu não vou aceitar. O que me motiva é o amor pelo meu esporte.

Existe alguma razão que te faz recusar tal confronto?

Anderson Silva - Não me motiva lutar na categoria 93 kg porque tem o Rogério Minotouro, o Rafael Feijão, o Fábio Maldonado, o Lyoto Machida, o Glover Teixeira. Todas essas pessoas estão galgando o espaço para tentar lutar pelo cinturão, seja contra o Jon Jones ou com qualquer outro atleta. Vou me manter na minha categoria até eu me aposentar.

O MMA explodiu como fenômeno de massa no Brasil. Você algum dia vislumbrou que isso pudesse acontecer?

Anderson Silva  - Eu faço parte desse processo. Isso tudo começou com a família Gracie e outros atletas que chegaram antes de mim e antes da família Gracie. Eu fico feliz de poder vivenciar este momento importante do esporte.

Como você está lidando com o status de novo ídolo nacional?

Anderson Silva - Chegar ao status de uma grande estrela é complicado. Eu não estou buscando isso, estou buscando ser melhor do que eu fui no dia anterior. A gente tem uma responsabilidade muito grande que é passar para crianças e para as pessoas que qualquer pessoa normal pode chegar aonde quiser, desde que tenha perseverança e acredite.

Como tem sido a parceria com a 9ine?

Anderson Silva  - Está 100%, temos uma relação ótima, superbacana com toda a equipe, com o Ronaldo. Eu recebo muitos conselhos dele em relação a como devo conduzir a minha carreira. Sempre trocamos ideias, experiências.

Você já comentou que deseja disputar os Jogos do Rio em 2016 no tae kwon do...

Anderson Silva - Eu gostaria muito de participar da Olimpíada. Espero que possa acontecer. Estou em contato com a confederação (de tae kwon do). Mas tem muita coisa em jogo. Precisaria de uma liberação do meu contrato do UFC. Vou precisar de tempo para treinar, provavelmente participar de alguma seletiva. Mas é um sonho.

Você aceitaria ser um dos técnicos de uma edição do The Ultimate Fighter no Brasil?

Anderson Silva - Claro. Gostaria muito. Mas ainda não conversamos sobre isso.

O que ainda te motiva aos 37 anos?

Anderson Silva - Eu luto porque eu gosto, não é pela grana, pelo status. Até porque quando eu comecei não tinha nada disso. Eu amo fazer isso. Enquanto eu sentir essa vontade, eu vou continuar lutando.

Aposentadoria?

Anderson Silva - Já sou tiozão, tinha de pensar em me aposentar. Mas como eu nunca tive nenhuma lesão grave, sempre me preocupei com preparação física, penso em lutar pelo menos mais 5 anos.